Skip to Main
Logo

Encomendas até 4ª - Entregas entre 6ª e sábado 

Planear refeições

ZERO DESPERDÍCIO . SAUDÁVEIS . PRÁTICAS

DICAS - COMO PLANEAR REFEIÇÕES 

 

Uma das ações mais importantes para reduzir o desperdício alimentar é passarmos a ser mais organizados na cozinha, planeando as nossas refeições.

 

Se ainda não o fazes, hoje vamos dar-te o melhor kit de iniciação!

1 Planeador semanal e várias dicas que vão facilitar muito essa tarefa. Antes de começares a escrever e definir as refeições para cada dia:

 

1º - APONTA OS DIAS MAIS PREENCHIDOS: há dias em que chegas mais tarde a casa e outros em que tens mais tempo? Tem isso em conta na hora de definires as refeições desses dias. Para os primeiros podes definir refeições mais rápidas e para os segundos outras que levam mais tempo a preparar ou aquecer;

 

2º - INDICA OS DIAS DE TAKE AWAY/RESTAURANTE: se comes fora ou encomendas comida algum dia da semana coloca isso no teu plano, é menos uma refeição com que terás que te preocupar;

 

3º - DEFINE SEMPRE ALGUMAS REFEIÇÕES 2 EM 1: há receitas em que fazendo a mesma base consegues 2 resultados diferentes (ex: bolonhesa pode ser utilizada por si só ou numa lasanha) e desta forma poupas tempo;

 

4º - FAZ COMIDA A MAIS PARA CONGELAR: há receitas que ficam ótimas após descongeladas, como é o caso dos gratinados, pastéis, hambúrgueres, almôndegas e ainda todos os pratos com bastante molho como caril, feijoada, etc. Se fizeres sempre a mais e congelares terás sempre uma refeição pronta que podes designar logo para a semana seguinte;

 

5º - CONTORNA OS IMPREVISTOS: haverá sempre dias que saem do nosso controlo e para esses é importante que tenhas opções rápidas à mão como uns wraps, uma quiche, um molho pesto para adicionar a uma massa, ou outras opções que te possam proporcionar uma refeição rápida mas saudável. Se isto acontecer não te preocupes, continuas com o teu plano na refeição seguinte.

 

E agora que já sabes por onde começar, descarrega gratuitamente o planeador semanal de refeições que temos para te oferecer! Esperamos que seja útil!

EMENTA 1 - PROCESSO PASSO A PASSO 

A IDEIA É  USAR O FORNO UMA SÓ  VEZ E OPTIMIZAR O TEMPO O MELHOR POSSÍVEL 

 

  • Começa por ligar o forno a 220ºC
  • Colocas as amêndoas para tostar (enquanto o forno “aquece”), durante 5 a 8 minutos ou até ficarem douradas.
  • Cortas os vegetais e temperas, tiras as amêndoas do forno.
  • Vegetais vão ao forno durante 30 minutos.
  • Enquanto isso, temperas as pernas de galinha, pões o caldo de vegetais a fazer, cortas uma batata doce com casca às fatias longitudinais e pões as amêndoas no processador de comida.
  • Tiras os vegetais do forno, pões as pernas de galinha na parte de baixo e as fatias de batata doce (no tabuleiro que usaste para os vegetais) na parte de cima do forno, acertas o tempo para 45 minutos.
  • Pões água a ferver para cozer os ovos, descascas as restantes batatas doces e o courgette.
  • Assim que tiveres a água a ferver colocas os ovos.
  • Fazes os noodles de courgette e de seguida de batata doce com parte das batatas, o restante das batatas cortas aos palitos para fritar e aos cubos para a sopa.
  • Tiras os ovos e pões em agua fria/ gelada (para deixarem de cozinhar)
  • Preparas os cogumelos, pões água a ferver para o fusilli de arroz integral e para o trigo sarraceno em grão, cortas os vegetais para a sopa e coas o caldo de vegetais.
  • Juntas os vegetais para a sopa no caldo coado mais as sobras de batata doce e courgette dos noodles.
  • Descascas os ovos e reservas.
  • Refogas a cebola e alho para cozinhar os cogumelos e pões o fusilli de arroz integral e o trigo sarraceno em grão a cozer em água a ferver.